Como as estratégias de endomarketing podem ajudar empresas do setor industrial

O endomarketing é uma estratégia empregada por muitas empresas, inclusive a indústria, que conta com um número de colaboradores geralmente alto.

Quem acredita que a imagem de uma organização é importante apenas para os consumidores está enganado. 

As instituições também precisam se preocupar, e muito, com a imagem que seu público interno, ou seja, seus colaboradores, têm dela.

A alta rotatividade dos funcionários, bem como um alto índice de faltas, desmotivação dentre outras situações prejudicam a qualidade dos produtos e serviços prestados e o dia a dia das empresas.

Para evitar esse problema, é necessário realizar um conjunto de ações que visam melhorar a imagem da organização para seus colaboradores.

Os direitos trabalhistas, bem como o acesso à informação têm transformado o comportamento dos profissionais. 

A remuneração, por melhor que seja, já não é mais o suficiente, é preciso oferecer mais do que isso.

Por mais renomada que seja uma instituição e por melhor que sejam os produtos e serviços oferecidos por ela, se não souber estimular e passar uma boa imagem verdadeira aos seus colaboradores, pode colocar tudo a perder.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre o endomarketing, o que é, sua importância e algumas estratégias que podem ser colocadas em prática.

O que é endomarketing?

O turnover é um indicador que mostra o índice de rotatividade de profissionais dentro de uma organização. Quanto mais alto ele estiver, mais alarmante se torna a situação de uma empresa.

Além disso, ter acesso aos melhores profissionais é uma necessidade importante para qualquer organização. Afinal, é por meio desses talentos que a empresa cresce e se expande em seu setor.

O endomarketing tem a função de reduzir os índices de turnover e atrair profissionais altamente qualificados para as empresas.

Para isso, é necessário criar uma imagem boa e atraente para empresa, despertando o interesse dos profissionais.

O marketing de uma organização deve começar de dentro para fora, portanto, o endomarketing é uma estratégia de marketing institucional, voltado às ações dentro da empresa.

Quando uma empresa, principalmente industrial, como uma fabricante que realiza manutenção em ponte rolante, investe em endomarketing, ela melhora sua imagem entre os colaboradores, o que resulta em motivação e menos rotatividade.

Esse investimento é importante por conta da influência que os colaboradores têm dentro da empresa. 

Pelo fato de estarem em constante contato com seus processos, eles são mais capazes de opinar e também de influenciar as pessoas, tanto de maneira positiva quanto negativa.

Quando alguém escuta um funcionário falando mal de sua organização, essa pessoa passa a ter uma impressão ruim. 

Por exemplo, podemos nos lembrar de algumas marcas famosas que foram acusadas de abusos, negligência de direitos e até trabalho escravo.

Este extremo de situação causa repulsa nos consumidores, mas mesmo que o erro de uma empresa seja apenas um caso simples de resolver, se não estiver agradando o colaborador, este revelará sua insatisfação a outras pessoas.

O contrário também acontece. Existem milhares de empresas, como grandes fabricantes de filtro de manga industrial e marcas famosas que têm uma excelente imagem para os profissionais.

Estas são aquelas organizações almejadas por pessoas ao redor do mundo. Muita gente acredita que isso acontece porque essas organizações são grandes e oferecem bons salários, mas não. 

Isso acontece porque essas empresas entendem a importância de seu público interno e investe em endomarketing.

Benefícios trazidos pelo endomarketing

A valorização de muitas instituições, principalmente as industriais, que geralmente contam com um número maior de colaboradores, é explicada por conta das vantagens trazidas pelo endomarketing.

Ao investir em sua imagem interna, uma empresa, como uma industrial fabricante de bico aspersor de água, tem acesso a vantagens como:

  • Colaboradores mais motivados;
  • Produtividade Otimizada;
  • Turnover baixo;
  • Mais lealdade e compromisso dos colaboradores;
  • Excelente clima organizacional.

Ter colaboradores motivados é fundamental para as empresas. Mostrar-se aberta a ideias e sugestões vindas deles é uma maneira de torná-los mais motivados. 

Também é importante implantar um ambiente que demonstre preocupação com a qualidade de vida e o bem-estar.

Consequentemente, a produtividade melhora, e muito. Os colaboradores precisam sentir o seu trabalho valorizado e que a empresa está disposta a garantir o seu bem-estar.

Quando esses benefícios são oferecidos, os colaboradores se sentem mais motivados e trabalham melhor. A produtividade é elevada a outro nível.

O que faz um profissional trocar uma organização por outra é a insatisfação. Colaboradores motivados e satisfeitos com a instituição em que trabalham não sentem vontade de mudar de emprego.

Quando há essa satisfação, os colaboradores, além de trabalharem melhor, permanecem na empresa, o que diminui o índice de rotatividade. Ausências e falta também diminuem, o que melhora o fluxo de trabalho e as tarefas diárias.

Ao imaginarmos que uma fabricante de sistema de pressurização de água demonstra preocupação com as necessidades e sugestões de seus funcionários, percebemos que seus colaboradores se tornam mais leais e compromissados com ela.

Juntando todos esses benefícios, teremos como resultado um clima organizacional muito mais tranquilo, agradável e saudável. Trabalhar nesse tipo de ambiente é muito melhor, e estimula a motivação dos colaboradores.

Isso acontece principalmente quando a empresa reconhece que algumas atividades do dia a dia podem ser estressantes. 

Essa preocupação com o bem-estar dos colaboradores melhora sua saúde mental e diminui o estresse.

Principais estratégias para aplicar o endomarketing

Agora ficou mais fácil entender a importância de investir em estratégias para a implementação do endomarketing em uma empresa.

Se uma empresa que oferece serviço de eletricista instalador predial deseja implantar o endomarketing, a primeira coisa que precisa ter em mente é que essa estratégia é focada somente nos seus colaboradores.

Depois disso, a organização precisa fazer um levantamento com seus colaboradores sobre as mudanças que eles acreditam que precisam ser feitas.

Com base nessa pesquisa realizada, é possível entrar com algumas estratégias de endomarketing como:

1.    Melhorar a comunicação interna

Antigamente, a relação entre chefe e funcionário era uma via de mão única: somente o chefe falava. Hoje em dia, isso acabou, portanto, é importante que a comunicação seja uma troca de ideias.

A empresa fala com o colaborador e o colaborador fala com a empresa. Por exemplo, uma empresa de boroscopia industrial demonstra estar aberta ao diálogo, sempre que o colaborador sentir essa necessidade.

2.    Palestras e eventos

As palestras e eventos, principalmente os motivacionais, são benéficos tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Para estes, o benefício está em seu crescimento pessoal.

Para as empresas, o benefício está em reter seus talentos e ter funcionários cada vez mais motivados com o trabalho.

3.    Mais integração

Os eventos, como festas de fim de ano, aniversário da empresa, etc., têm um significado muito mais profundo e importante do que se imagina.

Tais acontecimentos aproximam os colaboradores das organizações e também uns dos outros. É um momento de integração importante e que precisa ser realizado.

4.    Pesquisa de satisfação

Conforme dissemos no início deste texto, não é apenas com a satisfação do cliente que a empresa deve se preocupar. A satisfação dos colaboradores também é de suma importância.

Questionar referente a mudanças, o que poderia melhorar, o que pensam da empresa dentre outras perguntas demonstram zelo e preocupação por parte da instituição.

No setor industrial, como no caso de uma empresa de assistência técnica de empilhadeira, por conta da grande quantidade de colaboradores, é importante entender como eles pensam e tudo o que pode ser feito para garantir o seu bem-estar.

5.    Investir em benefícios

Uma coisa que chama muito a atenção e que é muito valorizada por profissionais dos mais diversos setores são os benefícios oferecidos pela empresa.

Os mais tradicionais como vale transporte, vale alimentação e refeição, convênio médico etc. são importantes e devem fazer parte da remuneração dos colaboradores. Eles são diferenciais importantes e que contam muitos pontos para as empresa.

No entanto, outros tipos de benefícios devem ser considerados. Um exemplo disso é uma empresa de jateamento de peças oferecer outros tipos de benefícios como participação nos lucros, cartões presente de lojas, descontos em estabelecimentos, etc.

As bonificações extras para colaboradores que possuem bom desempenho também é um excelente estímulo e pode elevar a produtividade.

Essas são apenas algumas estratégias em endomarketing que podem ser usadas pelas empresas. Existem muitas outras como plano de carreira, elogios, treinamentos, vídeos institucionais, etc.

A verdade é que o endomarketing tem muitas possibilidades a serem exploradas pelos mais variados perfis de empresas, principalmente as industriais. 

É uma maneira de valorizar a organização perante o seu maior bem, que são os profissionais que atuam dentro dela, motivando-os e fazendo a empresa crescer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.