Como o Instagram pode ajudar nas ações de marketing de uma empresa

O Instagram é uma rede social que tem se mostrado cada vez mais importante para empresas dos mais variados segmentos.

As redes sociais como um todo são importantes para que as marcas possam estar sempre em contato com seu público-alvo. 

As ações de marketing digital veiculadas por esse canais impactam os consumidores e trazem muitos benefícios.

Assim como tudo no marketing, é importante saber como usar o Instagram para se destacar e estabelecer uma boa identidade da marca na internet.

Apesar de ser usada por quase todas as marcas, algumas ainda não dominam todo o funcionamento dessa ferramenta e não aproveitam seu potencial.

É necessário entender a importância do Instagram para as empresas, pois por ser uma das redes sociais mais usadas no mundo, ela acaba por reunir em um único lugar todos os perfis de consumidores.

Isso significa que, independentemente de qual seja o produto ou serviço oferecido, com certeza o público-alvo de cada marca está lá para ser atraído e cultivado.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre essa rede social para entender o que ela é, sua importância e as vantagens de sua utilização para diversos tipos de empresa. Confira.

O que é Instagram?

O Instagram é a segunda rede social mais utilizada no Brasil e tem crescido a cada dia. Ela é utilizada tanto para se conectar com pessoas quanto com empresas –  isso reflete a importância dela para as marcas.

Ao contrário da maioria das outras redes sociais, o Instagram é muito focada no visual. Isso significa que essa rede social foi criada para compartilhar fotos e vídeos, sendo possível aplicar ou não efeitos nos conteúdos.

Essa ferramenta permite que seus usuários interajam com seus seguidores e perfis que seguem por meio de comentários e curtidas.

Para isso, diversas funções são liberadas, por exemplo, a de seguir páginas variadas, como as de influencers, marcas, empresas, pessoas anônimas, etc. Importante lembrar, que tudo isso resulta na interação entre o público. 

O Instagram também faz uso das hashtags, que atuam como um mecanismo de busca para as publicações. São as hashtags que ajudam as marcas a segmentarem seu público.

Lançado no ano de 2010, nos Estados Unidos, o Instagram é uma criação do estadunidense Kevin Systrom e do brasileiro Mike Krieger, engenheiros de software.

Atualmente, o Instagram conta com 1 bilhão de usuários no mundo todo, sendo que cerca de 7% deste número é composto por brasileiros.

Os recursos utilizados por essa rede social são os principais motores para que os usuários utilizem com tanta frequência essa ferramenta. Alguns dos pontos mais importantes são:

  • Edição de Imagem;
  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Marcação em fotos;
  • Mensagens diretas;
  • Localização.

Atualmente, o Instagram também conta com o stories. Ele permite o compartilhamento em tempo real de imagens e vídeos que desaparecem após 24 horas. O usuário pode determinar a privacidade do stories, escolhendo quem pode ou não ver.

Outro recurso dessa rede social são os vídeos ao vivo. Ele permite a transmissão em tempo real de vídeos por meio da câmera do aplicativo.

Após o término da transmissão, o vídeo pode ou não ficar disponível para ser visto novamente, tudo depende do usuário. 

Com tantos recursos, não é difícil entender a importância do Instagram para as empresas do mais variados nichos, desde fabricantes de grupo de geradores até restaurantes.

A importância do Instagram para as empresas

O uso das redes sociais é fundamental para que uma marca esteja sempre em contato com seu público-alvo. 

Sendo assim, estar presente em uma rede social tão popular quanto o Instagram é fundamental.

Por meio do uso dessa rede social, uma fabricante de mezanino industrial pode mostrar o seu dia a dia para seus usuários. 

Os consumidores modernos gostam de interagir com as marcas e também gostam de saber mais sobre seus produtos e serviços.

Quanto mais pessoas uma publicação atinge, mais a empresa é divulgada, então aqueles que são atingidos passam a se interessar pelos produtos e serviços oferecidos.

No Instagram, uma empresa pode mostrar os “bastidores” do seu dia a dia. Principalmente agora, com uma das novidades em recursos, o IGTV pode ser uma excelente divulgação de uma marca.

Uma fabricante de dispositivo de retorno para piscina de alvenaria, por exemplo, pode mostrar como as peças são fabricadas, como se dá sua instalação, os benefícios trazidos, etc.

O Instagram, conforme já mencionamos, é uma rede social voltada para a comunicação visual. 

Os usuários gostam de ver fotos e, principalmente, vídeos. Isso chama a atenção deles e, consequentemente, aumenta a confiança na marca.

Quando uma empresa faz isso, mostra que tem transparência no que faz e, mais ainda, que sabe fazer com qualidade aquele serviço. 

Mostrar todo o processo de criação de determinado produto ou serviço é uma forma de demonstrar eficiência e qualidade.

Outra vantagem é que tudo isso será exibido para várias pessoas ao mesmo tempo, o que aumenta o número de impactos positivos da marca.

Por exemplo, uma clínica veterinária que ofereça acupuntura para cachorro pode usar o Instagram para compartilhar imagens dos animais tratados na clínica. 

Fotos deles felizes e saudáveis com seus donos, além de imagens de ações sociais para animais de rua são ótimas estratégias para aumentar o reconhecimento. 

No stories, por exemplo, a clínica pode publicar fotos de resgates de animais, um ato muito importante que tem sido cada vez mais valorizado pelos clientes e donos de animais.

As imagens por si só já trazem resultados, mas fazendo uso das hashtags o alcance da publicação é maior e seus benefícios também.

O Instagram, falando de maneira resumida, é fundamental para a promoção de uma marca de qualquer segmento. Por conta disso, ele traz diversas vantagens para as ações de marketing digital de uma empresa.

Vantagens do uso do Instagram

Até aqui, você conheceu um pouco mais sobre o Instagram e sua importância para que as empresas dos mais diversos ramos de atuação, como uma de soldagem de manutenção, possam divulgar sua marca, produtos, serviços e estar em contato com seu público-alvo.

Frente a essa importância, não podemos deixar de falar sobre as vantagens dessa rede social para as empresas.

Vantagens do uso do Instagram pelas empresas

Até o ano de 2013, a maioria dos usuários no Instagram era composta por mulheres. Hoje em dia, tanto homens quanto mulheres possuem um perfil ativo na rede social, o que possibilita a divulgação de conteúdo segmentado.

Dessa maneira, diversos tipos de empresa podem encontrar no Instagram o seu público consumidor, como no caso de uma empresa de instalação de sprinklers.

Diferentemente de outras redes sociais que possuem uma demanda por conteúdo muito alta, o Instagram é focado diretamente no produto ou serviço oferecido pelas empresas.

Todos os anúncios publicados possuem um ícone patrocinado na parte superior direita e também podem contar com um call to action abaixo da imagem.

Por tornar as imagens dos produtos mais atrativas, todos os segmentos de empresas investem em um perfil nessa rede social. Empresas do ramo alimentício, moda, serviços, e até clínicas se tornam muito mais atraentes para o seu público.

Uma das maiores vantagens do Instagram é que o perfil pode se tornar uma loja virtual. Os usuários podem realizar suas compras on-line, diretamente pelo aplicativo.

Por conta disso, muitas empresas fazem suas publicações, já contando com informações como preços e outros dados relacionados. 

O ícone de uma sacolinha no canto superior direito da imagem já indica que o usuário pode realizar sua compra.

Obter informações sobre serviços como laudo NR 13 também é outra possibilidade oferecida pelo aplicativo. Por ser versátil, atende aos diferentes perfis de empresa, sem distinções.

Todo mundo está no Instagram, então todos podem comprar por ele e saber mais sobre produtos e serviços.

Tanto para vender quanto para se autopromover, o Instagram é uma ferramenta poderosa nas mãos das empresas. Sabendo usá-lo, é possível atingir diferentes objetivos, independentemente de quais sejam.

No entanto, é importante saber usar essa rede social do jeito certo. Para isso, estabeleça objetivos estratégicos, que podem ser:

  • Aumentar as vendas;
  • Aumentar o tráfego de um site;
  • Melhorar a percepção da marca;
  • Melhorar a satisfação do cliente;
  • Atrair profissionais;
  • Estabelecer relacionamento com o público-alvo.

Todos esses objetivos podem ser alcançados com o Instagram. Ao entender o que sua empresa precisa, é possível divulgar todo tipo de produto ou serviço, desde eliminador de gotas até a última moda em óculos de sol.

Estar presente nas redes sociais é fundamental para a sobrevivência de qualquer marca, mas estar no Instagram é muito mais do que isso. É uma maneira inteligente e moderna de se conectar com quem realmente importa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.