Como o Marketing de Conteúdo pode alavancar o site de uma clínica médica

O marketing de conteúdo é uma das estratégias orgânicas do marketing digital mais inteligente e versátil que existe.

A internet trouxe para as empresas dos mais variados nichos diversas possibilidades de se destacarem por meio do marketing digital. 

Inclusive, as clínicas médicas podem fazer uso de algumas estratégias, pois não afetam sua ética e princípios morais.

Dentre elas está o marketing de conteúdo, que visa trazer informações relevantes e de valor para os consumidores dos mais variados perfis.

Independentemente do que uma pessoa queira comprar, seja um sapato ou realizar alguns exames de rotina, ela deseja obter algumas informações acerca disso.

Se o relacionamento entre empresa e consumidor era uma via de mão única, em que a marca mal sabia o que de fato seu público-alvo precisava, com o surgimento do marketing digital isso mudou muito.

Além de possibilitar ações estratégicas voltadas para o perfil e para a real necessidade do cliente, o marketing digital também oferece conteúdo informativo e que ajude as pessoas a entender um pouco mais sobre suas necessidades.

Neste artigo, nós vamos falar um pouco mais sobre o que é o marketing de conteúdo, sua importância e algumas estratégias cabíveis para as clínicas médicas neste tipo de marketing.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias que tem como foco criar e distribuir conteúdo relevante por meio de vários canais. 

Estes podem ser artigos publicados em blogs, publicações nas redes sociais e até e-books.

Ao contrário de diversas estratégias, esse tipo de mercadologia não é focado apenas na divulgação de uma marca, mas também no público-alvo, trazendo informações pertinentes às suas necessidades.

Consequentemente, as marcas que fazem uso do marketing de conteúdo se tornam referência no assunto, mostrando sua autoridade para lidar com o produto ou serviço que oferecem.

Por exemplo, uma academia pode criar um conteúdo sobre treinamento funcional de alta intensidade para atrair e auxiliar os consumidores em todo o processo de compra, de maneira natural e espontânea.

Ao informar as pessoas, uma empresa se torna mais respeitável e é lembrada pelo consumidor quando este necessita de algum serviço ou produto oferecido por ela.

Podemos usar como exemplo uma clínica médica ginecológica. Esta clínica pode usar o marketing de conteúdo para publicar materiais acessíveis às pessoas que abordem diversos assuntos, como:

  • Artigos sobre gravidez;
  • Importância do exame de papanicolau;
  • Importância da mamografia;
  • Artigos sobre ciclo menstrual;
  • Publicações sobre anticoncepcionais.

Estes são apenas alguns exemplos, pois dentro de um nicho de atuação, seja este médico, judicial, comercial, dentre outros, existe uma enorme variedade de assuntos do interesse das pessoas. E é aí que entra a importância dessa estratégia.

A importância do marketing de conteúdo

A importância do marketing de conteúdo começa pelo fato de que, atualmente, as pessoas não se sentem mais atraídas por empresas que só querem vender e mais nada.

É preciso oferecer mais do que isso e informação é muito valioso para elas.

Uma clínica de estética, por exemplo, atrairá muito mais clientes ao publicar sobre preenchimento facial com gordura do que outra clínica que não forneça material relevante sobre os procedimentos estéticos mais procurados.

É por meio de materiais relevantes e educativos que muitas empresas atraem seus consumidores. 

Mais do que isso, é por meio do marketing de conteúdo que uma marca estabelece um relacionamento sério e duradouro, fidelizando o cliente.

Essa estratégia também ajuda o site de uma organização a aumentar sua visibilidade na internet. 

Quanto mais acessos um site receber e também quanto mais tempo um usuário permanece nele, mais bem posicionado nos resultados de sites de busca ele estará.

Além disso, se essa mesma clínica cria outro conteúdo falando sobre a importância de alguns tratamentos, como a acupuntura para labirintite, cria um canal de interação para que os clientes possam conversar com sua marca.

Se eles compartilham esses conteúdos, automaticamente eles chegam a outras pessoas que passam a conhecer a empresa.

Outra importância do marketing de conteúdo está na capacidade que ele tem de nutrir os leads. Esses potenciais clientes nem sempre estão prontos para adquirir o produto ou serviço que uma marca vende.

Essa estratégia de marketing nutre os leads, ou seja, os prepara com conteúdos que o deixem cientes de seus problemas e soluções, amadurecendo-os para a compra.

Conquistar novos clientes é caro para qualquer empresa, tanto para uma clínica de massagem corporativa quanto para uma loja de roupas. 

Por meio do marketing de conteúdo, os usuários acessam os sites de maneira orgânica, sem gerar custos.

Ganhar a confiança do público deve ser prioridade para qualquer marca. Conteúdos relevantes mostram o quanto uma empresa é confiável e entende daquilo que fala. 

Entregar algo de valor para as pessoas mostra que o objetivo não é apenas vender, mas trazer soluções.

Aplicável também no pós-venda, o marketing de conteúdo mantém o relacionamento entre a empresa e o cliente, aumentando as chances de novas compras.

Para fazer uso dessa estratégia, é necessário conhecer bem o seu público-alvo e saber o que ele realmente quer. 

Só assim é possível aplicar as melhores estratégias para o segmento de atuação de uma empresa.

Estratégias de marketing de conteúdo para clínicas médicas

Todo tipo de ramo de atuação precisa de marketing para sobreviver, e com a medicina não é diferente. 

Dentro dela, existem diversas especialidades que são voltadas para o tratamento de diversas doenças e melhoria da qualidade de vida.

O tratamento estético também se encaixa na área da medicina em diversos pontos e tem sido procurado cada dia mais. 

Mas, por se tratar de um segmento que muitas vezes envolve uma cirurgia, como uma rinoplastia feminina, desperta a curiosidade de muita gente.   

O marketing de conteúdo para clínicas médicas é importante para educar a população, atrair novos pacientes e estabelecer um relacionamento mais próximo com eles.

Dentro do marketing de conteúdo voltado para clínicas médicas, existem diversos tipos de estratégias para conteúdo de marketing digital que podem ser utilizados.

Um deles é oferecer conteúdos com respostas para dúvidas comuns. Muitas pessoas possuem dúvidas relacionadas aos cuidados com a saúde, como personal trainer para idosos.

Por se tratar de exercícios físicos destinados a pessoas de idade mais avançada, uma clínica ou uma academia pode usar um blog para esclarecer as principais dúvidas relacionadas a isso.

É importante usar uma linguagem acessível e abordar as dúvidas de maneira completa. A pessoa precisa entender o que está lendo, e não ficar com dúvidas por conta de termos complicados.

Falar sobre personal trainer para idosos é um assunto que interessa a muita gente. No entanto, principalmente na medicina, existem muitos assuntos polêmicos que podem abordados.

Existem muitas coisas na medicina que levantam discussões entre as pessoas e também entre os profissionais. Um exemplo disso é a cirurgia para mudança de sexo. Muita gente não entende do assunto, mas tem curiosidade e interesse.

Independentemente do que for escolhido, a pauta deve ser tratada com embasamento científico e também com seriedade.

Conteúdos interativos também são excelentes para conquistar a atenção e a confiança do público-alvo.

Por exemplo, uma escola de curso de pilates avançado pode fazer um vídeo de uma aula e publicar em seu site, blog e até plataformas de vídeo.

Esses vídeos também podem ser ao vivo e serem transmitidos nas redes sociais. Com certeza vão chamar a atenção de muitas pessoas.

Focar em notícias da área médica e estética é outra dica para marketing de conteúdo para clínicas.

A medicina evolui constantemente, por isso, existem sempre notícias e novidades que interessam tanto às pessoas quanto a outros profissionais. 

Mas, é importante que essas notícias sejam sempre verdadeiras e que venham de fontes altamente confiáveis.

Outro tipo de conteúdo que não pode faltar para o marketing digital das clínicas são aqueles relacionados a dicas para uma vida saudável.

O dia a dia das pessoas está se tornando cada vez mais ocioso, com uma alimentação de baixa qualidade e regado a muita estafa e ansiedade.

É importante criar conteúdos que abordem dicas para uma alimentação saudável e prática, os mais variados tipos de atividades físicas que se adéquam a diferentes perfis, dicas de exames de rotina dentre outros temas.

Mais do que qualquer outro nicho de mercado, a área médica e de estética precisam conquistar a confiança das pessoas. Cuidar da saúde de alguém é sinônimo de muita responsabilidade e conhecimento.

Por meio do marketing de conteúdo, é possível a criação de materiais que transmitam confiança e conhecimento para os pacientes, dentro da ética dessa área tão importante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.