Saiba como utilizar a comunicação integrada de marketing na sua empresa

comunicação integrada de marketing

A comunicação integrada de marketing, resumidamente, tem como objetivo fazer que todas as mensagens, independente do meio, transmitidas pela sua empresa sejam significativas, relevantes e tenham um objetivo maior e único.

Um processo de comunicação é formado pelos seguintes elementos, respectivamente: Emissor, receptor, mensagem, meio, codificação, resposta, feedback e ruído.

Para que você compreenda melhor, considere que o emissor, que é a sua empresa, envia uma mensagem  codificada por determinado meio (anúncio, e-mail, etc) ao seu receptor (cliente), o receptor recebe essa mensagem, decodifica e envia uma resposta(feedback) a empresa através de um canal.  Além disso, durante todo o processos podem acontecer ruídos, que podem fazer que a mensagem não seja bem compreendida pelos seus clientes.

Quando você compreende todos os passos citados que a sua mensagem percorre até chegar ao seu cliente, você percebe o quão importante é cada fase do processo de comunicação para o bom desempenho da sua empresa.

Por essa razão, separamos algumas dicas para você saber como utilizar corretamente a comunicação integrada de marketing na sua empresa.

Saiba por que usar a comunicação integrada de marketing

É importante que você entenda o porquê utilizar a comunicação integrada de marketing, para que dê valor a importância que esse processo tem para sua empresa.

Saiba que esse tipo de comunicação pode representar não apenas uma grande vantagem competitiva, mas também uma grande vantagem na sua estratégia de posicionamento.

Além disso, quando feita de forma correta e efetiva, certamente resultará em diminuição de gastos desnecessários que provavelmente você nem imaginava que aconteciam.

Foque em uma mensagem sólida

A comunicação integrada de marketing, que é uma mensagem clara, eficiente e livre de ruídos, faz que, além de você atingir diversos objetivos de comunicação ao mesmo tempo, que o seu cliente seja conduzido de forma suave por todo o seu processo de funil de vendas até o objetivo final, que é a compra.

Por isso, entenda que uma mensagem sólida e unificada tem muito mais efeito que várias totalmente desconectadas, o que chama atenção de um número muito maior de pessoas, e faz que o seu negócio seja visto e lembrado em meio a tanta concorrência.

Conheça os elementos da comunicação integrada de marketing.

Os elementos da comunicação integrada de marketing mais comuns são: propaganda, vendas diretas, promoção de vendas, relações públicas, marketing direto e o marketing digital (elemento com maior crescimento nos últimos anos, onde marcas devem estar presentes de forma online).

Como você pode perceber, são vários elementos que formam esse tipo de comunicação, cada um deles atrelado a um canal diferente.

Por esse motivo, é essencial que você estude e compreenda cada um desses principais elementos. Hoje existem cursos de comunicação integrada em marketing online, onde você pode aprender cada um dos elementos citados, e não apenas isso, com um curso você aprenderá inúmeros outros detalhes sobre esse tipo de comunicação que se faz tão importante para a sua empresa.

Tenha uma estratégia de utilização da comunicação integrada em marketing

A comunicação integrada de marketing se faz de extrema necessidade, pois hoje, mais do que nunca, os consumidores visitam inúmeras opções antes de finalizarem uma compra.

Por isso, foque em três detalhes importantes da comunicação integrada de marketing, que são: coerência, consistência e continuidade. Esses três, relacionados às imagens que você comunica ao seus clientes, e conectados de forma lógica.

Outro detalhe estratégico importante é: para que a sua comunicação seja efetiva, é essencial que você conheça bem o seu público, dessa forma conseguirá atingi-lo, fidelizá-lo e fazer que ele tenha uma boa impressão da sua marca.