Veja a importância do Design Gráfico no site da sua empresa

O investimento em estratégias de Marketing Digital requer a atenção a uma série de questões diferentes, e o Design Gráfico é uma delas. 

Para serem bem executadas, as estratégias dependem da dedicação de uma equipe completa e diferenciada. Por essa razão, a contratação de agências especializadas é bastante comum, terceirizando os serviços para garantir a qualidade.

 

Analista de inbound, redator de conteúdo e social media são alguns dos profissionais envolvidos para o sucesso das ações. Contudo, destaca-se o designer gráfico, responsável por criar páginas online com o apelo adequado para chamar a atenção do público.

Afinal, o retorno dos investimentos nas estratégias depende em grande parte de uma estética adequada ao mercado em que a empresa está inserida, com Design Gráfico que chame a atenção da audiência.

O que é o Design Gráfico?

O Design Gráfico é o processo de comunicação visual, que inclui imagens, cores, desenhos, formas, textos e até sentidos, como a audição, tato e olfato. São muitas possibilidades estéticas e criativas que potencializam o poder do Marketing Digital.

 

Na verdade, é provável que nenhuma ação atinja o seu potencial sem valorizar o Design Gráfico. Até porque blogs e redes sociais seriam pouco convidativas e interessantes sem o planejamento da identidade visual.

 

Nesse sentido, o designer gráfico é o profissional que se dedica à criação de soluções visuais, criando materiais que passem determinadas mensagens, de acordo com a intenção da empresa.

 

Entretanto, vale a pena ressaltar que essa função pode envolver uma grande amplitude de áreas, umas mais complexas que as outras. Esse é outro motivo porque é necessário contratar profissionais específicos para gerir os projetos, com técnicas diferenciadas de acordo com a situação.

 

A criação de uma identidade visual é um dos primeiros passos para a elaboração da marca, e requer bastante estudo, planejamento, pesquisa e criatividade.

O Design Gráfico digital envolve principalmente a criação de imagens para os sites, redes sociais ou blogs, incluindo adaptações da identidade visual da marca para os meios online. 

 

Já o Web Design está mais relacionado à criação dos websites requer conhecimentos em programação. 

 

Geralmente o designer gráfico cuida do layout do site, que hoje em dia precisa ser interativo e oferecer as melhores experiências possível, inclusive despertando emoções e a identificação do público.

Qual é a relevância do Design Gráfico nas estratégias de Marketing Digital?

Atualmente o serviço prestado pelos profissionais do Design Gráfico é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, tanto nas mídias offline como nos canais de comunicação online.

 

Para alcançar um bom público com ações de Marketing Digital, incluindo a construção de sites, blogs, email marketing, landing pages, e-books, entre outras estratégias, ter boa produção textual é apenas uma parte do caminho.

 

Além de ter um bom conteúdo, investir no Design Gráfico do site da empresa e dos conteúdos é de extrema relevância, porque garante os seguintes benefícios:

 

  1. Mais interesse do público;
  2. Mais engajamento com os conteúdos da empresa;
  3. Conteúdos mais completos e diferenciados;
  4. Disparo de gatilhos mentais;
  5. Geração de autoridade para a empresa.

1. Mais interesse do público

A estética é essencial para gerar interesse, curiosidade e identificação no público. Quando o site de empresas de automação industrial e os conteúdos que eles contém apresentam formas, cores e tipografias diferenciadas e harmoniosas, são grandes as chances de os clientes de interessarem mais pelas marcas.

 

O mais recomendado é a criação de um blog simples, porém com um visual bonito e inovador, levando em conta aspectos relacionados ao mercado de atuação.

A boa apresentação é capaz até de fazer com que os leitores identifiquem o conteúdo como mais relevante ou mais confiável, quando ela é bem planejada e desenvolvida.

2. Mais engajamento com os conteúdos da empresa

Quando o público gosta do que vê, as chances de ele interagir e compartilhar os conteúdos são maiores. Isso acontece principalmente nas redes sociais.

 

Quando uma empresa compartilha uma postagem sobre montagem elétrica industrial, por exemplo, pode ter bons resultados em curtidas, comentários e compartilhamentos se o Design Gráfico do conteúdo estiver do agrado da audiência, com qualidade e relevância.

3. Conteúdos mais completos e diferenciados

O designer gráfico é o profissional responsável por alinhar todos os aspectos estéticos dos conteúdos, deixando o material mais rico e completo. Isso é feito com a adição de elementos visuais que complementam as informações.

 

Componentes gráficos como fotos, infográficos e banners podem ajudar uma fábrica de sacos de papel, por exemplo, a destacar-se da concorrência, com o oferecimento de um conteúdo diferenciado nos canais digitais.

 

Os infográficos são um ótimo exemplo de produto resultante do empenho de profissionais do Design Gráfico. Eles são representações de informações com elementos gráfico-visuais, como fotografias, desenhos, diagramas estatísticos, etc. Os elementos gráficos são integrados aos textos ou dados, e por isso trata-se de uma poderosa arma para a informação dos leitores dos sites.

 

Um exemplo de infográfico útil para postagens de empresas especializadas em serviços de construção civil poderia ser uma ilustração contendo o passo a passo para a lapidação de concreto, por exemplo. 

 

Dessa forma, o usuário do site pode compreender mais facilmente o processo, por meio da apresentação visual.

4. Disparo de gatilhos mentais

O design frequentemente utiliza elementos da psicologia para disparar gatilhos mentais. Um exemplo é a psicologia das cores, que transmitem diferentes sensações e têm poder de despertar emoções e ações no público.

 

Além disso, o Design Gráfico também auxilia na construção de outros gatilhos mentais. Para exemplificar, pode-se citar o gatilho de prova social, que se faz presente quando a empresa de móveis planejados alcança o máximo de engajamento em publicação sobre armário planejado para escritório.

 

O gatilho de prova social está relacionado à necessidade do ser humano de pertencer a um grupo. É o que explica o fato de que quanto mais pessoas parecem optar por determinada opção, uma quantidade ainda maior é influenciada a tomar a mesma atitude.

 

Outros gatilhos mentais importantes de serem aplicados nas estratégias de Marketing Digital, com o auxílio do Design Gráfico, são:

 

  • Autoridade, posicionando a marca como líder do mercado;
  • Urgência e escassez, criando a sensação de oportunidade imperdível;
  • Reciprocidade, com incentivos para o consumidor corresponder à marca;
  • Afeição, com a construção de um relacionamento familiar e durável;
  • Novidade, com o anúncio de lançamentos que chamam a atenção;
  • Utilidade, apresentando as soluções que produtos ou serviços oferecem;
  • Gatilho do porquê, que apresenta os motivos para certas ações;
  • Antecipação, com previsões positivas provocando a expectativa do público.

 

Entretanto, principalmente devido ao poder que têm os gatilhos mentais, eles não podem ser utilizados de forma irresponsável. 

Qual mal aplicados para a venda de instalação forro pvc, por exemplo, os gatilhos podem ficar mais perceptíveis, e a empresa pode ficar com uma imagem negativa, como se estivesse forçando a publicidade ou tirar proveito dos clientes.

5. Geração de autoridade para a empresa

O Design Gráfico pode ser considerado um dos fatores para que as marcas, de diferentes segmentos de atuação e tamanho, consigam conquistar credibilidade e confiança junto ao público. Isso acontece porque os projetos, quando bem executados, deixam a presença online da empresa muito mais profissional, impressionando os clientes e potenciais clientes.

 

Uma boa reputação é muito importante na venda de qualquer serviço ou produto, como letra caixa para fachadas por exemplo. 

 

Ao tornar-se uma autoridade, a empresa consegue manter-se mais resistente no mercado, pois continua ativa mesmo meses após o lançamento de produtos. A influência pode fazer com que consumidores indiquem e defendam a marca para terceiros, contribuindo para a popularidade do empreendimento.

 

O resultado é que o Design Gráfico pode aumentar o valor percebido, que é quando os consumidores não se importam em pagar um pouco a mais pelos produtos, como exemplo,  uma impressora ecf, porque acreditam que irá valer a pena, baseados na imagem positiva da empresa especializada na fabricação ou distribuição do aparelho.

 

A conclusão é que, caso a empresa esteja deixando a desejar com relação às divulgações e vendas, o Design Gráfico pode ser um dos principais aspectos a serem revisados.

Ao melhorar a estética dos conteúdos, as vantagens obtidas podem revolucionar o destino dos empreendimentos. 

 

Entretanto, é preciso que o Design Gráfico adequado seja aplicado não só dos sites, mas também das redes sociais e outros materiais produzidos pela empresa.

 

Ao manter o público cada vez mais interessado, engajado com os conteúdos diversificados e influenciado pelos gatilhos mentais e pela autoridade gerada para a marca, o sucesso das estratégias de Marketing Digital fica mais garantido. Assim, o investimento no setor pode retornar para a empresa, com mais oportunidades de negócio e lucratividade.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.